Nosso Blog

Mindset: o que é e qual sua importância para se tornar um investidor de sucesso?

BlueBenx 13 de junho de 2019
Crie seu mindset de investidor de sucesso

Um investidor de sucesso busca variadas ferramentas e estratégias para chegar até o topo. E o mindset é uma delas: algo mais inato que adquirido, é uma ação comportamental utilizada pelos grandes nomes do mercado financeiro. Entender o que é e qual a importância do mindset para se tornar um investidor de sucesso é o desafio de muitas pessoas atualmente.

Se este termo é novo para você ou se busca unir seus investimentos com essa poderosa ferramenta mental, deve-se conhecer todos os detalhes. Para isso separamos um artigo exclusivo e especial apontando o que é e qual a importância do mindset para quem deseja se tornar um investidor de sucesso – mudando a forma como vive e enxerga as coisas.

O que é mindset?

De forma resumida, o mindset é o agrupamento de todas as habilidades, crenças, valores, regras e outras características da nossa personalidade. Ou seja: é a nossa configuração mental, a forma como lidamos de fora para dentro em relação ao mundo que nos rodeia. E isso faz toda a diferença para um investidor.

Pense em um computador: ele possui uma série de componentes, das quais é possível potencializar seu processador e memória, por exemplo. Com o mindset é a mesma coisa: procura-se ‘reconfigurar’ nossas ações – como a forma de investir – para crescer, otimizar e extrair ao máximo o que temos a oferecer.

O mindset padrão

Outro ponto que deve ser destacado: o mindset padrão, de grande parte das pessoas, principalmente daqueles que investem, é um conjunto de obstáculos mentais. O maior exemplo é que o próprio investidor não se sente capaz, não vislumbra seu potencial no mercado financeiro e, dessa forma, estagna-se durante toda a vida quando não altera o mindset.

Qual a importância nos investimentos

Podemos dizer que o mindset não é importante nos investimentos – ele é indispensável. Ou seja: apenas com uma reconfiguração mental é possível ser um investidor de sucesso, pois há muitas crenças e regras que nos sabotam (como explicado acima), até mesmo quando temos ganhos excelentes.

O objetivo é ter um mindset positivo, assertivo e, sobretudo, perseverante. Nessa última característica, abandona-se o medo de perder ou falir nos investimentos – o comportamento adotado passa a ser de projeção, onde menos vale o sentimento momentâneo e mais vale o planejamento para chegar ao topo.

Outros pontos também mostram a importância do mindset para se tornar um investidor de sucesso:

  • A pessoa passa a entender o mercado financeiro como ele realmente funciona, dispensando pré-conceitos sobre a forma como ele é operado;
  • Facilita-se a comunicação com outros investidores com um mindset positivo, o que amplia as possibilidades e diminui os ruídos;
  • É adotado pelos maiores nomes do mercado financeiro em todo o mundo, tornando-se uma regra para quem deseja alcançar o sucesso.

E como ‘reprogramar’ meu mindset?

Uma boa analogia em relação a um mindset favorável são os exercícios físicos: quanto mais você treina, mais músculos e menos gordura corporal terá. A consequência é um corpo resistente e saudável. No caso do mindset de um investidor, o que será treinado é o cérebro, reprogramando suas ações.

Para isso, é possível adotar as seguintes medidas:

  • Definir metas reais e ir até o fim com elas, quantas vezes forem necessárias;
  • Não oscilar em quedas ou altas dos investimentos, o que compromete o planejamento;
  • Quebrar ‘barreiras’ mentais que impedem de avançar nos estudos, aplicações ou entendimento do mercado;
  • Capacitação através de livros, cursos, palestras e uma infinidade de materiais, com uma rotina definida e sempre em progressão.

Conhecendo o que é e qual a importância do mindset para se tornar um investidor de sucesso, a jogada de mestre é entender como os grandes nomes do mercado financeiro atuam – e, assim, espalhar-se nos seus valores, crenças e habilidades positivas.


Importante:

Este material é somente para finalidades informacionais. Esta não é uma oferta de compra ou venda, ou uma solicitação de qualquer oferta de compra ou venda de qualquer dos ativos mencionados. As informações apresentadas não envolvem a prestação de consultoria personalizada em investimentos, finanças, leis ou impostos. Certas declarações aqui contidas podem constituir projeções, previsões e outras declarações prospectivas, que não refletem obrigatoriamente resultados reais e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As informações fornecidas por fontes de terceiros são consideradas confiáveis ​​e não foram verificadas independentemente quanto à precisão ou integridade e não podem ser garantidas. As informações aqui contidas representam a opinião do (s) autor (es), mas não necessariamente da BlueBenx.

Todo investimento está sujeito a riscos, incluindo a possível perda do dinheiro investido. Como em qualquer estratégia de investimento, não há garantia de que os objetivos de investimento sejam alcançados e os investidores possam perder dinheiro. A diversificação não garante lucro ou protege contra uma perda em um mercado em declínio. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE