Nosso Blog

Halving do Bitcoin pode definir o futuro das criptomoedas

BlueBenx 28 de abril de 2020

O mercado de criptomoedas aguarda ansiosamente o terceiro halving do Bitcoin. Previsto para a primeira quinzena de maio o evento está gerando muita expectativa e especulação. Existe grandes chances de uma nova aceleração no preço da criptomoeda. Os últimos dois halving foram eventos marcantes para a valorização da moeda. Com base no histórico, muitos investidores estão ansiosos para os acontecimentos do próximo halving.

Mesmo com todos os dados estatísticos e com o histórico de alta observado nos eventos anteriores é impossível prever o que vai acontecer nas próximas semanas. A valorização passada não pode dar como garantida a valorização futura. 

Esse é um momento completamente novo, já que, junto com a redução das recompensas pela mineração da criptomoeda, o mercado também está sendo pressionado pelo antifrágil do coronavírus e pela possibilidade de uma crise financeira mundial. Mas, apesar de não sabermos se a moeda vai se valorizar podemos afirmar que o comportamento dos investidores durante e meses após o halving do Bitcoin irá definir os próximos anos do mercado de criptomoedas.

O que é o halving do Bitcoin?

O halving do Bitcoin é o principal fator que regula a política monetária em torno da moeda digital. Ele consiste em reduzir pela metade a recompensa pela mineração do Bitcoin (BTC) a cada 210 mil novos blocos gerados na blockchain. Essa foi uma maneira inteligente encontrada por Satoshi Nakamoto, pseudônimo criador do Bitcoin, para controlar e emissão de novas moedas e garantir a inflação em torno do cripto ativo. O evento ocorre aproximadamente de quatro em quatro anos. O próximo está previsto para dia 12 de maio de 2020.

Durante o terceiro halving do Bitcoin a recompensa passará de 12,5 BTC para 6,25 BTC. Com a redução cerca de 900 Bitcoins (BTC) serão emitidos por dia. E a taxa de inflação anual da criptomoeda também cairá pela metade. Uma menor oferta de Bitcoins tornará a moeda mais escassa, e, se a demanda se mantiver ou aumentar é natural que o preço do ativo se valorize. A relação entre oferta e demanda é uma lei econômica que regula o preço de todos ativos.

Apesar disso, é impossível fazer uma análise preditiva sobre o preço.  Afinal o fator humano não pode ser desconsiderado dessa equação. O comportamento dos investidores é o que irá definir a relevância desse evento. Não só sobre o preço do Bitcoin, mas também em relação a solidez do mercado de ativos digitais e a confiança no futuro das criptomoedas.

 

O comportamento dos investidores durante o halving do Bitcoin irá determinar futuro do mercado de ativos digitais!

 

O mercado de cripto ativos está aguardando esse evento há meses. Não é exagero dizer que, para a maioria daqueles que acompanham o preço do Bitcoin, o halving está sendo o assunto mais estudado dos últimos anos. Ao final de 2019 já era dado como certo que nesse momento a criptomoeda mais famosa do mercado seria a grande aposta de investimento para 2020. Mas, o que ninguém previa, era que o halving aconteceria em um momento tão turbulento para o mercado financeiro mundial.

Em meados de março, após a Organização Mundial da Saúde declarar que o novo COVID-19 já era uma pandemia, o mundo entrou em estado de sítio as incertezas em torno da doença fizeram as bolsas pelo mundo todo cair vertiginosamente. Não foi diferente para o mercado de cripto ativos que também sofreu queda e grande volatilidade após o surgimento e disseminação da doença.

Mas, apesar da queda que foi registrada em março, as criptomoedas resistiram bem ao baque sofrido pelo mercado. Após o surgimento do coronavírus o que se esperava era uma fuga dos investidores. Sacando o dinheiro do mercado de cripto para investir em ativos mais sólidos como ouro e dólar. No entanto, passado o susto e as reações emocionais, o que vimos foi uma consistência e uma confiança em relação às moedas digitais. 

Um dos elementos que contribui para o fortalecimento das criptomoedas é o fato delas não estarem ligadas a nenhum governo. Portanto, não sofrerem interferência sobre o que acontece com as economias nesse momento de crise. É fato que todos os países do mundo estão sendo impactados pelo coronavírus. Isso interfere diretamente na capacidade produtiva, no consumo e na economia mundial.

 

Diante do momento histórico que estamos vivendo o comportamento dos investidores pode determinar de maneira muito profunda a importância do mercado financeiro digital no futuro. Se a crise mundial tiver um impacto grande neste halving podemos dizer que iremos criar um mercado de correlação que vai caminhar parecido com o mercado de capitais. Mas, se houver um descolamento seguiremos como um setor independente com adjetivos e características próprias. Conferindo ainda mais solidez e segurança para esse mercado.

 

O que podemos esperar?

 

Se não podemos prever o preço ao menos podemos esperar muita volatilidade e especulação nas próximas semanas. Haverá uma movimentação forte nas negociações. A expectativa alta em torno do Bitcoin pode gerar subidas oportunas em várias criptomoedas e uma tendência de alta para os próximos dias. O histórico em torno do halving deverá atrair também muitos curiosos. No entanto, esses poderão se beneficiar ou se frustrar diante do preço.

A BlueBenx está trabalhando em seu modelo de análise para o halving há mais de seis meses. Temos muitos dados em mãos, fazemos um acompanhamento diário de todos os fatores que podem influenciar o preço dessa cripto. E, mais do que isso, estamos rodando simulações com dados históricos e recentes. Tudo isso para desenhar a estratégia perfeita de entrada e saída das negociações. Estamos preparados para aproveitar as melhores oportunidades que irão surgir com o halving do bitcoin.

 

Três dicas para aproveitar as oportunidades do halving do Bitcoin

   

 1 .     O longo prazo ainda é uma tática infalível para bons resultados

Se você deseja começar agora tenha em mente que investir com visão de longo prazo é a aposta mais certa que você irá fazer. Todos os modelos preditivos e análises quando feitos em uma perspectiva de tempo mostram que o ganho é certo. Agora se o seu objetivo financeiro é de curto prazo e você tem aversão ao risco procure mercados menos voláteis.

 

2 .    Diversifique sua carteira de cripto ativos

A diversificação de investimento é uma das maiores chaves dentro do mercado de ativos tradicionais. Essa também é uma regra válida para as criptomoedas. Quando o Bitcoin valoriza muitas outras altcoins relevantes tendem a seguir seus passos. Isso porque a maioria utiliza o blockchain como tecnologia. Então, você pode aproveitar o crescimento do Bitcoin diversificando sua carteira e apostando em mais de um ativo digital.

 

3.  Se você não se sente seguro para operar por conta própria, delegue a gerência do seu investimento para alguém experiente!

Acompanhar o mercado de criptomoedas é algo indispensável para gerar ganhos consistentes de rentabilidade. Mas, sabemos que colher dados, fazer análises em tempo real, reunir informações para tomada de decisão ou mesmo aprender a ler um gráfico de candlestick são fatores que demandam muito tempo, conhecimento e energia. Portanto, se você quer aproveitar as oportunidades, mas não sabe o que está fazendo a melhor decisão é delegar a gestão de seus ativos nas mãos de alguém experiênte.

 

 

 

 


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE