Nosso Blog

Diversificação de carteira: aprenda a incluir criptomoedas nos seus investimentos

BlueBenx 26 de Maio de 2020

A diversificação é uma técnica utilizada por todos investidores de sucesso. Na prática, ela consiste em formar uma carteira de ativos que estejam atrelados a diferentes indexadores. Dessa forma é possível mitigar os riscos e colher resultados positivos de rentabilidade no médio e longo prazo. Logo, se um ativo perder valor, você terá outras posições montadas que irão rebalancear suas perdas e ganhos. Nesse sentido, incluir criptomoedas nos seus investimentos faz parte de uma estratégia saudável e rentável a longo prazo.

Tradicionalmente, um dos principais requisitos para uma carteira de investimentos diversificada é a inclusão de muitos ativos diferentes, sem correlação positiva entre eles. Dessa forma, se um de seus ativos perder seu valor, outros permanecem estáveis. Inclusive sobrepondo suas perdas e fornecendo estabilidade para o seu portfólio de investimentos.

Talvez uma das maiores vantagens da diversificação de carteira seja aproveitar oportunidades em vários mercados. Uma vez que você está disposto a conhecer e entender novos tipos de investimentos para agregá-los ao seu portfólio explorar e encontrar boas oportunidades passa a ser uma tarefa indispensável para montar uma carteira de investimentos.

Para todo investidor é um desafio encontrar o equilíbrio. Descobrir quanto do capital deve ser alocado em risco, quanto precisa ter liquidez imediata, quanto deve compor uma reserva de emergência. Essas perguntas variam de acordo com os objetivos de curto e longo prazo. Além disso, variam também de acordo com o perfil do investidor. Portanto, ter clareza sobre suas metas é fundamental.

 

Por que incluir criptomoedas nos seus investimentos?

Para a maioria dos brasileiros a renda fixa ainda é a grande protagonista das carteiras de investimentos. A poupança possui algo em torno de R$ 834 bilhões de reais aplicados. No entanto, os consecutivos cortes na taxa selic estão tornando esse um investimento cada dia menos atrativo.

Os investidores estão começando a despertar para outras possibilidades. O Tesouro Direto ganhou popularidades nos últimos anos. A bolsa de valores também cresceu em número de novos investidores. O mercado de cripto ativos está deixando de ser algo obscuro e desconhecido para tornar-se um verdadeiro propulsor de novas oportunidades financeiras.

O mercado de criptomoedas está se consolidando e 2020 está mostrando essa solidificação dos ativos digitais. Se observarmos as quedas e desvalorizações que aconteceram por conta do COVID-19 veremos que o mercado tradicional ainda não se recuperou completamente das perdas causadas pelo avanço da pandemia. Mas, em contrapartida o Bitcoin (BTC) já retomou seu valor de mercado. Voltando ao patamar de preço que tinha antes do antifrágil coronavírus atingir todos os mercados financeiros. Portanto, incluir criptomoedas nos seus investimentos pode ser uma excelente estratégia de diversificação para aproveitar a rentabilidade e crescimentos desse mercado.

 

Como criar diversificação com criptomoedas?

Existem muitas maneiras de se expor as oportunidades do mercado de criptomoedas. No entanto, a postura mais razoável para apostar nesse segmento é considerar seus ativos como um investimento de longo prazo. Ou seja, aplicar aquela parte da sua carteira a qual você não precisará recorrer em um curto espaço de tempo. A explicação para isso é muito simples, a alta volatilidade dos ativos digitais. Estudando o histórico de Bitcoin (BTC) é possível notar que no longo prazo o ativo se valorizou de maneira constante e exponencial. Mas, se você se expor a moeda de maneira pontual e no curto prazo a chance de colher prejuízos é muito alta. Isso graças às oscilações de preço e especulação diante dessa cripto.

Se o seu objetivo inclui a independência financeira e reserva de valor para sua aposentadoria a exposição estratégia às criptomoedas pode ser um caminho muito interessante. Já que esses são ativos de longo prazo e que possuem performances excelentes. De fato investir em criptomoedas é se expor ao risco, mas consequentemente ter maior potencial de ganhos. Por isso, é importante considerar essa estratégia de diversificação apostando em outros ativos rentáveis e seguros para rebalancear sua carteira.

Considere introduzir na sua estratégia de diversificação os tokens de precatório

Tokens de precatório são frações criptografadas de títulos oficiais do governo. Eles estão na classe de ativos digitais que são lastreados em ativos reais e seguros (os precatórios). Portanto, caracterizam-se como uma excelente estratégia para você que deseja incluir criptomoedas nos seus investimentos, balanceando a estratégia de risco.


Os tokens de precatório são uma inovação financeira que surgem graças à revolução causada pela criação da blockchain. Utilizando a Blockchain e os Smart Contracts do Ethereum é possível fragmentar o precatório, criptografar cada fração e disponibilizar a titularidade do papel entre várias pessoas. Antes da BlueBenx lançar o BBx Bond Token adquirir precatórios custava milhões de reais, já você teria de comprar o título inteiro. A tokenização desse ativo revolucionou o mercado financeiro. Tornou possível comprar pedaços do documento e, consequentemente democratizou os títulos oficiais do governo federal e estadual que antes estavam fora do alcance para milhares de pessoas.

 

Tire todas as suas dúvidas pelo e-mail:

bbx_tokens@bluebenx.com

Se você ainda tem dúvidas sobre tokens de precatório acesse:

Importante:

Este material é somente para fins informativos. Esta não é uma oferta de compra ou venda, ou uma solicitação de qualquer oferta de compra ou venda de qualquer dos ativos mencionados. As informações apresentadas não envolvem a prestação de consultoria personalizada em investimentos, finanças, leis ou impostos. Certas declarações aqui contidas podem constituir projeções, previsões e outras declarações prospectivas, que não refletem obrigatoriamente resultados reais e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As informações fornecidas por fontes de terceiros são consideradas confiáveis ​​e não foram verificadas independentemente quanto à precisão ou integridade e não podem ser garantidas. As informações aqui contidas representam a opinião do (s) autor (es), mas não necessariamente da BlueBenx.

Todo investimento está sujeito a riscos, incluindo a possível perda do dinheiro investido. Como em qualquer estratégia de investimento, não há garantia de que os objetivos de investimento sejam alcançados e os investidores possam perder dinheiro. A diversificação não garante lucro ou protege contra uma perda em um mercado em declínio. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE